Em 1988 foi criada a FEDERAÇÃO DE TIRO ESPORTIVO, formada pela união dos Clubes de Tiro de Campo Grande, Clube de Tiro de Dourados, Clube de Tiro de Ponta Porã, Clube de Tiro de Corumbá e Clube de Tiro de Mundo Novo. Esta Federação geria as modalidades ligadas ao Tiro Esportivo (TRAP, FOSSA OLÍMPICA e TIRO DE PRECISÃO).
Depois de sete anos, mais exatamente em 24.03.1995, surgiu a FSMTP – FEDERAÇÃO SUL-MATO-GROSSENSE DE TIRO PRÁTICO, formada pela união dos Clubes de Tiro de Campo Grande, Clube de Tiro de Três Lagoas e Centro de Lazer de Oficiais de Nioaque. Por sua vez, a FSMTP geria todas as modalidades ligadas ao Tiro Prático (IPSC e SILHUETA METÁLICA). A primeira sede foi em Três Lagoas – MS.
Assim, essas duas Federações existiram concomitantemente até 2020, quando então, por AGE – Assembleia Geral Extraordinária de ambas as entidades, os Clubes Federados decidiram pela unificação, surgindo então a FEDERAÇÃO DE TIRO DO MATO GROSSO DO SUL – TIROMS, nos moldes que todos já conhecem atualmente.